Sustainable Living Brands- o que são e como ser uma delas?

Sustainable Living Brands: o que são e como ser uma delas?

Você sabia que as marcas sustentáveis da Unilever entregaram 70% do crescimento e cresceram 46% mais rapidamente? Estes resultados não foram por acaso, já que as Sustainable Living Brands são aquelas marcas que comunicam um forte propósito ambiental ou social.

No caso da Unilever, seu mix de produtos tem o objetivo de alcançar a ambição da empresa de reduzir pela metade sua pegada ambiental e aumentar seu impacto social positivo. Sete de suas dez principais marcas– Dove, Knorr, Omo, Rexona, Lipton, Hellmann’s e Sorvete Wall’s – são Sustainable Living Brands. Cada marca tem uma causa relacionada ao seu negócio e que se conecta aos seus consumidores.

Os resultados das causas adotadas pelas marcas incluem a educação para autoestima de Dove, que já ajudou mais de 35 milhões de jovens em todo o mundo desde 2005; Lifebuoy, que atingiu um bilhão de pessoas com suas campanhas de lavagem de mãos e Ben&Jerry’s, que faz campanhas pela justiça social e mudanças climáticas. A plataforma “Cada Um faz o bem” incentiva o engajamento do consumidor com as diversas causas.

Quer entender melhor o conceito de Sustainable Living Brands? Veja, a seguir, como a Unilever pode ser um bom exemplo!

Desafios de ser uma Sustainable Living Brand

Entre os desafios enfrentados pelas empresas que decidem se tornar Sustainable Living Brands, estão a medição e relato do verdadeiro impacto dos programas.

No caso da Unilever, por exemplo, fica mais difícil avaliar iniciativas como melhorar as vidas e aumentar as oportunidades para mulheres.

Os resultados compilados no Relatório de Progresso do Plano de Sustentabilidade Unilever não mostram de forma clara uma visão geral atualizada dos avanços. A habilidade para influenciar e gerar mudanças fora do negócio também encontra dificuldades.

Por exemplo: enquanto houve redução de 47% no uso de água na produção, ocorreu o aumento de 1% no uso de água no consumo dos produtos (onde há o principal impacto) e a pegada de resíduos teve redução de apenas cerca de 31% desde 2010 no pós-consumo.

A Unilever ressalta, ainda, a necessidade de trabalhar com outros agentes e concentrar esforços nas áreas em que podem gerar a maior mudança e apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs). Acredita que novas tecnologias, modelos de negócios e maneiras de pensar são essenciais para gerar a mudança de que o mundo precisa, com rapidez e em grande escala. Pretende criar um movimento no qual fornecedores, clientes e consumidores possam fazer parte da construção de um mundo melhor.

Na sequência do USLP, a Unilever está comprometida em continuar liderando as ações de Sustentabilidade e, por isso, desenvolveu uma nova estratégia totalmente integrada: a Bússola da Unilever.

Ela é baseada em três crenças principais:

  • Marcas que têm um propósito crescem,
  • Empresas que têm um propósito perduram;
  • Pessoas que têm um propósito prosperam.

Esta ferramenta define 15 prioridades plurianuais que cobrem todo o espectro dos negócios e do ecossistema geral da Unilever. Elas enfrentarão os principais desafios, como embalagem e resíduos, igualdade de gênero, direitos humanos e valores justos, além da mudança climática e da inclusão social.

A promessa é de que a Bússola conte com o mesmo rigor do USLP e seja mais holística, inclusiva e abrangente do que antes. Vale a pena acompanharmos para extrairmos boas práticas e exemplos para todas as empresas!

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