pexels-thirdman-5961025-1024x682

Ômicron e a retomada das atividades nas empresas: como fazer isso com segurança?

Quando tudo parecia certo para a retomada das atividades presenciais nas empresas, surgiu o baque: uma nova variante do coronavírus, desta vez ainda mais contagiosa. A Ômicron, que virou um dos termos mais falados e discutidos em todo o mundo, atrasou o retorno de muitas companhias às atividades presenciais, mas será que existe forma segura de voltar ao escritório?

Exemplos de empresas que atrasaram seus retornos não faltam. Há, ainda, as que investiram no formato híbrido de trabalho, variando entre  atividades presenciais e home office. Entretanto, outras investiram em protocolos de retomada e apostaram na volta mesmo com a nova variante.

Quer exemplos? Olha só!

A Mondelēz adiou seus planos de retorno aos escritórios nos Estados Unidos, devido à escalada de casos. Aqui no Brasil, porém, a empresa disse que 90% de seus funcionários já completaram o ciclo vacinal e, portanto, o trabalho presencial poderia ser retomado.

Na companhia e em outras gigantes, como a C&A, o trabalho presencial ainda é opcional e as mesas no escritório devem ser reservadas antecipadamente.

Outro exemplo é a Coca-Cola, que adotou a volta gradual. Cada prédio da empresa no Brasil terá ocupação máxima de 30%. O retorno às atividades presenciais será voluntário.

Como retomar o trabalho presencial com segurança

Embora o trabalho híbrido seja uma possibilidade, empresas que desejam permitir o trabalho presencial podem investir em boas práticas de segurança e protocolos para minimizar os riscos.

Algumas dicas incluem:

  • Métodos de prevenção bem intensivos (máscara, fiscalização das pessoas, higiene de mãos);
  • Ambientes mais ventilados;
  • Menos aglomeração;
  • Rodízio de pessoas e turnos de entrada e saída.

Como a disseminação da Ômicron e de outras possíveis variantes é alta, a recomendação é preservar o entorno do ambiente corporativo. Assim, evita-se que haja casos isolados, que podem se disseminar para vários funcionários.

Iniciativas como o Saúde X, da Auíri, ajudam as empresas a traçarem o melhor caminho para retomar o trabalho presencial de forma segura e confiável.

Que tal conhecer nosso programa? Ele é totalmente customizável e foi feito seguindo todas as boas práticas contra a Covid-19.

COMPARTILHE

Preencha o formulário: