Marketing de Causa ganha cada vez mais espaço, mas você sabe como aplicá-lo na prática?

O marketing de causa já ocupa parte da agenda de um número crescente de marcas e empresas, e tornou-se prioridade para várias delas. Em um mundo no qual as organizações com propósito já crescem mais rapidamente e trazem melhores resultados, não fazer uso dele é quase um tiro no pé, mas você sabe como aplicar o marketing de causa na prática?

Hoje, os profissionais de marketing precisam estar preparados para o desafio de pensar não só no crescimento da sua marca, mas também no crescimento do seu impacto positivo na sociedade.

Como, então, fazer isso? Afinal de contas, o que o consumidor busca quando o assunto é engajamento em causas?

Nós, da Auíri, somos especialistas em marketing de causa e podemos te ajudar a entender melhor esse cenário. Dá uma olhada!

Como fazer com que o marketing de causa se concretize e dê resultados

Na realidade que vivemos, as empresas devem se aproximar cada vez mais das pessoas, que não podem mais serem vistas apenas como consumidores. São seres humanos, que fazem parte de uma comunidade com a qual a marca e a empresa devem se relacionar.

Ao mesmo tempo, a intensificação da digitalização resulta em um poder inédito do indivíduo e das comunidades das quais ele faz parte. A interatividade proporcionada pela conectividade 24×7 exige respostas imediatas e posicionamentos claros por parte das empresas e marcas.

Ainda há um longo caminho para que a tendência se concretize por completo, mas já está em pauta a necessidade de um novo modelo de consumo consciente, levando em consideração os impactos da compra nas questões ambientais e sociais.

O consumidor assume o papel de agente transformador. Cabe a ele cobrar das marcas que repensem seus modelos de comunicação e de negócio e, às marcas e empresas, cabe responder com inteligência e estratégia a essa demanda.

Antes da pandemia, 78% dos brasileiros já acreditavam que as empresas deveriam ser mais ativas em temas sociais, sabia?

Hoje, já chega a 92% a porcentagem de pessoas que esperam que marcas e empresas ocupem o vácuo de responsabilidade e confiança deixado pelos governantes.

Muitas empresas já perceberam isso e lideram iniciativas de causa relevantes e alinhadas ao propósito da marca, mas essas iniciativas devem vir da realização, na prática, do propósito da empresa, que precisa demonstrar com clareza que acredita e pratica esse propósito.

A causa, por sua vez, é o compromisso de uma marca frente a questões de interesse geral. O compromisso deve ser com uma causa que represente os valores, a cultura e a visão da empresa e da marca, de acordo com a natureza e a lógica do seu negócio. É a causa que tangibiliza o propósito e organiza a estratégia social da marca.

Causa é o compromisso assumido por uma empresa diante de um desafio da sociedade, que representa os valores e a cultura da marca.

A atitude simplesmente reativa não é suficiente: as empresas precisam se engajar, moldar o seu futuro lado a lado com as pessoas. É cada vez mais evidente que as marcas e empresas que não entenderem essa tendência inexorável têm enorme chance de ficarem pelo caminho.

Exemplos de boas estratégias de causa

Há diversos exemplos de marcas que fazem um bom trabalho quando o assunto é marketing de causa. Vamos a alguns deles:

Walgreens

Um dos maiores grupos americanos de farmácias criou uma campanha chamada The Red Nose Day, que arrecada, todos os anos, milhares de dólares para dar suporte a comunidades carentes ou que estejam atravessando calamidades no país.

Durante seis semanas, a loja vende o adereço vermelho usado comumente por palhaços para distribuir alegria. Com isso, milhares de consumidores aderem à campanha, publicam fotos em suas redes sociais e ajudam na pulverização da iniciativa, que também tem o apoio de famosos.

Puket

A Puket, especializada em meias e pijamas, usou uma estratégia de Marketing de Causa alinhada ao seu negócio.

A campanha “Meias do Bem” recolhe meias usadas e as transforma em cobertores. É claro que eles também usam as sobras de tecidos, seus maquinários e mão de obra no projeto, mas, além disso, contam com uma rede de parceiros muito forte!

Agora, que você entendeu o conceito e a importância de uma empresa se engajar em causas, que tal aprender a elaborar uma estratégia de causa consistente e inspirar conexões das pessoas com a marca?

A Auíri é especialista em tirar ideias de marketing de causa do papel. Fale com o nosso time e veja como é possível ser uma marca engajada e que se conecta – de verdade – com o cliente!

COMPARTILHE

Preencha o formulário: