Marcas com Propósito crescem mais rapidamente do que a concorrência

Marcas com Propósito crescem mais rapidamente do que a concorrência

Não restam dúvidas: ter um propósito é bom para os negócios. Os consumidores esperam isso das empresas e estão dispostos a recompensar as marcas com propósito e com as quais tenham uma conexão mais próxima.

O estudo “Purpose 2020”, da Kantar, revela que as marcas com propósito crescem duas vezes mais rapidamente do que a concorrência. Em um período de 12 anos, as marcas com alto impacto positivo percebido tiveram um crescimento no valor da marca de 175%, contra 70% das que tiveram um baixo impacto positivo.

Ser significativo também é bom para as marcas. A pesquisa “Meaningful Brands”, do grupo Havas, mostrou que marcas com propósito superam o mercado de ações em 134%. Também trazem maiores retornos em KPIs como Intenção de Compra (24 pontos a mais) e Advocacy (39 pontos).

Um estudo do Projeto Torrey examina o desempenho histórico das empresas na NASDAQ e na NYSE nos últimos 20 anos e derruba o mito de que uma abordagem ética e orientada para todos os stakeholders não pode trazer retorno dos acionistas. As Empresas Éticas desfrutam do nível mais alto de crescimento nos preços das ações (50% maior) e as empresas focadas em stakeholders tiveram o maior crescimento de todos os preços das ações (100% maior).

Em sua carta aos investidores de 2020, Larry Fink, CEO da Black Rock, uma das principais gestoras de ativos do mundo, reconheceu que as alterações climáticas se tornaram um fator decisivo nas perspectivas das empresas a longo prazo, considerando o risco climático como um risco de investimento e anunciando uma série de iniciativas para posicionar a sustentabilidade no coração da sua estratégia de investimento.

Finalmente, executivos e investidores começaram a reconhecer que seu próprio sucesso a longo prazo está intimamente ligado ao de seus clientes, colaboradores e fornecedores. Os fatores socioambientais passam a fazer parte de suas análises e decisões. Investidores agora querem que seus investimentos passem por filtros de Sustentabilidade, conhecidos como ESG (Environmental, Social and Governance), ou, em português, ASG (Ambiental, Social e Governança).  Esta nova abordagem gerou o que vem sendo chamado de “tsunami” de investimentos ESG. Cada vez mais, empresas que adotam os fatores ESG como prioridade são vistas como um negócio mais sólido e com foco no longo prazo.

“Sem um sentido de propósito, nenhuma empresa pode alcançar o seu potencial pleno. Ela vai, em última análise, perder a licença para operar de seus stakeholders estratégicos.”

Larry Fink, CEO BlackRock.

Olhando para o crescimento exponencial dos interessados em investimentos de impacto, uma pesquisa realizada pela Morningstar traz evidências de que é possível fazer sua parte pelo planeta e seguir práticas éticas na Governança Corporativa sem ter que sacrificar retornos. Nos últimos dez anos (até 2019), quase 59% dos fundos sustentáveis bateram a média tradicional de sua categoria. Os fundos ESG também registraram melhores resultados durante a crise da Covid-19, com uma média de captação cerca de 12% maior.

Durante o ano de 2020, as empresas com propósito tiveram melhores resultados. 81% dos índices de sustentabilidade globais apresentaram uma performance melhor que seus pares.

Cada vez mais, fica evidente que respeitar o meio ambiente, promover o bem social e exercer uma boa governança é uma situação ganha-ganha, já que estas ações fidelizam os consumidores, minimizam riscos, atraem investidores e preparam a empresa para o sucesso de longo prazo.

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